ASPECTOS HISTÓRICOS E DICAGNÓSTICO DO MUNICIPIO
O Município de Erval Velho localiza-se na região Sul do Brasil, mais especificamente no Meio Oeste do Estado de Santa Catarina, com uma área de 207.4km². Faz divisa ao Norte com o município de Herval D’Oeste, ao Leste e ao Sul com Campos Novos e a Oeste com Lacerdópolis. Sua formação inicia com a vinda dos primeiros imigrantes, às margens do Rio Erval, descendentes de italianos provenientes do Rio Grande do Sul. Nesta época a localidade foi nomeada de São Sebastião do Erval e depois mudou para Arco Verde. Somente em 1881 o povoado foi elevado à categoria de Distrito de Campos Novos e teve como registro o nome de Erval Velho em função da ocorrência natural de erva mate na região. A Lei n° 889, de 18 de junho de 1963, deu-lhe emancipação política, desmembrando-o do território do município de Campos Novos.
Hoje Erval Velho possui 4.456 habitantes. Sua densidade demográfica (hab./km²) é de 20,99. Seu IDH é: 0.723. Tem o PIB de: 66.511.299,00. A economia do município é baseada na agropecuária, indústrias de reciclagem e comércio familiar.
Tem como cartão postal a Igreja Matriz São Sebastião, construída em estilo medieval e a Praça São José que fica na sua frente ostenta uma palmeira de quatro brotos que é uma raridade. No início do mês de fevereiro é realizada uma grande festa em homenagem ao padroeiro do município, São Sebastião. O evento acontece na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizada no meio de um bosque no km 370 da BR-282. Na gastronomia somos conhecidos pela boa comida do restaurante do Gringo.
O IDMS é uma ferramenta para a aplicação do conceito de desenvolvimento municipal sustentável construído a partir de uma série de indicadores considerados fundamentais para diagnosticar o grau de desenvolvimento de um território. Esse índice, ao avaliar o desenvolvimento, configura-se como uma ferramenta de apoio à gestão capaz de evidenciar as prioridades municipais, regionais e situar as municipalidades em relação a um cenário futuro desejável. A sustentabilidade é entendida como o desenvolvimento equilibrado das dimensões Sociocultural, Econômica, Ambiental e Político-Institucional.